quinta-feira, 26 de março de 2009

Tipo de Redes


As redes de comunicação podem ser classificadas segundo um ou mais critérios como,por exemplo, o débito (redes de baixa velocidade, redes de média velocidade, redes de alta velocidade), a topologia (bus, anel, estrela, híbrida), os meios físicos de comunicação (cobre, fibra óptica, micro-ondas, infravermelhos), a tecnologia de suporte (comutação de pacotes, comutação de circuitos, síncronas, assíncronas, etc.) ou até mesmo o ambiente aplicacional a que se destinam (redes de escritório, redes industriais, redes militares, etc.). Uma das classificações mais frequentes baseia-se na área (geográfica ou organizacional) abrangida pela rede.
• Redes de Área Local (LANs - Local Area Networks): Este tipo de redes permite a interligação de postos de trabalho, servidores e dispositivos de interligação de redes numa área geográfica limitada a um edifício, ou a um conjunto de edifícios relativamente próximos. Essa interligação possibilita, por exemplo, a partilha de sistemas de ficheiros, a partilha de impressoras, a comunicação entre utilizadores ou o acesso a outras redes. Actualmente, a tecnologia de rede mais utilizada em LANs é a Ethernet.

• Redes de Área Pessoal (PANs - Personal Area Networks): Este tipo de redes utiliza tecnologias de comunicação sem fios para interligar computadores, periféricos e equipamentos de voz numa área reduzida.

• Redes de Armazenamento (SANs - Storage Area Networks): Este tipo de redes destina-se à interligação de grandes computadores e dispositivos de armazenamento de massa, numa área relativamente pequena (por exemplo, uma sala ou um centro de informática). Um dos requisitos deste tipo de redes é o rápido acesso à informação armazenada, sendo, por isso, utilizadas tecnologias de comunicação de alta velocidade, tais como o Fibre Channel ou o HPPI (High-
Performance Parallel Interface).

• Redes de Área Metropolitana (MANs - Metropolitan Area Networks): Este tipo de redes é utilizado para interligar redes locais situadas em diversos pontos de uma cidade. Poderão ser utilizadas, por exemplo, para interligar pólos universitários, conjuntos de ministérios, etc.

• Redes de Área Alargada (WANs - Wide Area Networks): Este tipo de redes possibilita a interligação de equipamentos, redes locais e redes metropolitanas dispersas numa vasta área geográfica (por exemplo, um país, um continente, ou um conjunto de continentes).

• Redes de Área Virtual (VANs - Virtual Area Networks): Este conceito é normalmente associado às redes de área metropolitana (MANs), sobre as quais podem ser constituídas diversas VANs independentes para ligação de redes e equipamentos pertencentes a diferentes clientes. Uma dada VAN comporta-se como uma rede totalmente distinta da de outras VANs, independentemente de as diversas VANs serem construídas sobre a mesma MAN. O conceito de rede virtual pode também ser aplicado em redes locais. Numa dada rede local podem ser consituídas várias redes locais virtuais (VLAN - Virtual Local Area Network), sendo a
comunicação entre VLANs realizada através de routers, como se de redes distintas se tratasse.

Sem comentários:

Enviar um comentário